Atendimento

O que influencia o valor do dólar?

Espaço III imobiliária & Incorporadora
05/08/2019
Voltar
Falar sobre o funcionamento do mercado do dólar suscita sempre muitas dúvidas. Mas afinal, como o dólar influencia a nossa economia? Qual a influência de um dólar mais alto ou mais baixo na nossa vida prática, já que nossa moeda é o real?
O dólar tem o potencial de interferir na economia do mundo todo porque todos os países utilizam a moeda norte americana como referência: ela ajuda as economias a projetarem seus negócios, sejam eles de compra ou venda, no mercado internacional. A grande maioria dos produtos que consumimos tem uma cotação internacional, eles são cotados em dólar na bolsa de Chicago. Logo, eles estarão mais caros ou mais baratos em dólar, mas também para nós brasileiros, se a nossa moeda estiver desvalorizada. Isso porque pagamos em dólar corrigido na nossa moeda.
A inflação brasileira, então, tem um componente importante que é considerado pela variação do dólar. Por exemplo, se há uma valorização do dólar, o preço do combustível sobre. Esta alta acarreta em aumentos na economia em geral que afeta o nosso poder de compra.
Então, é correto afirmar que nos beneficiamos quando o preço do dólar cai. Se vou comprar um produto importado no mercado brasileiro, ele será mais acessível se nossa economia estiver bem e o dólar estiver desvalorizado.
Sendo assim é importante que os consumidores fiquem atentos às variações do dólar ao comprar alguns produtos. Se compro algo no exterior pela internet, por exemplo, mesmo que o preço em dólar não varie de um mês para o outro, o preço que estou pagando pode variar. Muita atenção no câmbio do dia!
Outra coisa interessante é a variação do valor de compra, mais alto, e de venda de dolar, mais baixo. A moeda é também uma mercadoria.
Esperamos termos esclarecido algumas das dúvidas mais comuns sobre o tema. Até mais!


Comunicação - Espaço 3 Imobiliária e Incorporadora.
Compartilhe