Atendimento

Dólar

Espaço III imobiliária & Incorporadora
11/10/2019
Voltar
Mas afinal, por que o dólar está sempre mudando de valor? Escutamos constantemente sobre a queda do dólar, a alta do dólar, mas será que sabemos exatamente o que isso significa?
Este assunto é bastante conhecido de todos, mas ainda reserva muitas surpresas e expectativas.
A moeda norte americana, além de servir para pagamentos naquele país, também assume o papel de uma espécie de guia da economia mundial e também de possibilidade de preservação do dinheiro. É uma moeda cobiçada por todas as pessoas do mundo por guardar um valor real, o dólar serve para que a gente mantenha o valor de compra da nossa moeda local. Todos nós queremos ter dólares, porque ele ajuda a preservar o valor do nosso dinheiro.
Mas o que está por trás da valorização ou desvalorização cambial que vemos tantas vezes na TV?
O dólar normalmente não varia muito em economias estabilizadas. Percebemos grandes volatilidades, tanto o aumento quanto diminuição do seu valor, em função dos tropeços ou conquistas da nossa economia e política local.
Por exemplo, se o mercado internacional está confiando na economia brasileira a tendência é que o dólar caia, porque ele está sendo injetado no país, aumentando a oferta e diminuindo o seu valor. Em contrapartida, se um governo ou política desperta dúvidas e inseguranças na cabeça das pessoas, isso vai fazer com que elas queiram se proteger. Como? Investindo em dólar. Quando elas começam a comprar dólares em massa significa que a demanda cresce e, consequentemente, o valor da moeda: o dólar sobe, fica mais caro.
No entanto, nada disso é exatamente calculável, porque depende das expectativas e projeções do mercado com relação ao que ocorrerá no futuro.

Fonte: Comunicação - Espaço 3 Imobiliária e Incorporadora.
Compartilhe