Atendimento

A retomada do Mercado Imobiliário

Espaço III imobiliária & Incorporadora
03/09/2019
Voltar
Já faz alguns anos que o Mercado Imobiliário sofria com a falta de movimentação, mas parece que este cenário está realmente mudando. De acordo com as estatísticas não apenas o número de unidades lançadas aumentou, mas também as vendas tiveram um aumento considerável.
Dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) mostram que nos primeiros cinco meses de 2019, as incorporadoras colocaram no mercado 5% a mais em número de unidades do que no mesmo período do ano passado. Nos últimos doze meses, a alta é ainda mais expressiva e chega aos 15%.
Falando sobre vendas, os números também são animadores. Nos primeiros cinco meses do ano elas tiveram uma queda de 2% e de 1% nos doze meses sobre as vendas brutas, o consolidado das vendas líquidas (subtração das unidades destratadas do total de comercializadas) reforça o argumento de que se trata de um novo momento, pois elas cresceram 9,8% até maio, desempenho similar aos 9% acumulados nos doze meses anteriores. Isso é resultado da queda do volume de cancelamento de contratos, que está relacionado à nova lei que regulou o destrato e tornou claras as regras sobre ele, o que trouxe mais consciência aos compradores e tem evitado especulação.
E se as vendas crescem, os financiamentos também aumentam - no último ano teve alta de 30,7% e 33,3% - aquecendo o setor. Os bancos ficaram mais interessados nessas transações e, além disso, a reforma da previdência também elevou o otimismo do setor e a sensação de segurança de quem quer investir.


Fonte: Comunicação - Espaço 3 Imobiliária e Incorporadora.

Compartilhe